Voleibol: modalidade contribui para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

Esporte

Compartilhar

O esporte é uma ferramenta para o desenvolvimento de aspectos físicos e comportamentais de jovens. Além de proporcionar aprendizado, também resultam em descontração e interação para quem o pratica. E no caso dos esportes coletivos, ainda é meio para o desenvolvimento do espírito de cooperação, um aspecto fundamental para a vida.

Entre as modalidades que oferecem inúmeros benefícios e impactam positivamente a evolução de crianças e adolescentes, o voleibol merece destaque. Em Uberlândia, este esporte tem contribuído para transformar a realidade de inúmeros jovens em vulnerabilidade social que participam das oficinas de voleibol oferecidas no programa Transforma, do Instituto Algar.

Como o voleibol impacta a vida de um jovem?

Praticar um esporte oferece benefícios psicológicos, físicos e sociais para crianças e adolescentes. E, se tratando de uma modalidade coletiva, além de fortalecer o entendimento em relação à cooperação, no caso dos adolescentes, a prática também é muito importante devido ao impacto na integração social. Na faixa etária, a necessidade de socialização é aflorada, na busca pela autoafirmação e independência individual.

O impacto no aspecto físico também merece destaque ao se tratar dos benefícios da prática do esporte para jovens. Pois, a realização da atividade colabora para combater o sedentarismo e a obesidade, entre outros problemas similares.

Outros resultados que podem ser observados com a prática do voleibol são:

  • Fortalecimento da autoestima;
  • Favorecimento do amadurecimento emocional;
  • Fortalecimento do hábito do trabalho em equipe, estimulando a disciplina e a organização;
  • Aprimoramento do desenvolvimento de habilidades motoras que podem ajudar na aprendizagem, na criatividade e na socialização;
  • Melhora na concentração e na memória, o que colabora para um bom desempenho escolar;
  • Estimula a obediência às regras, respeito e autocontrole;
  • Aumento do autoconhecimento corporal;
  • Produção de efeitos antidepressivos e ansiolíticos, estimulando a satisfação, alegria e motivação.

O voleibol transformando vidas

A prática esportiva tem significado uma oportunidade de desenvolvimento para centenas de jovens em vulnerabilidade social, participantes do programa Transforma, do Instituto Algar. Entre as oficinas de esportes promovidas em organizações sociais parceiras, há o projeto “Centro de Atividades Mais Vôlei” – CAMV, que oferece aulas da modalidade para jovens entre 6 e 16 anos.

A oficina acontece em organizações sociais na cidade de Uberlândia, oferecendo uma atividade no contraturno escolar para 275 jovens participantes.

Além de proporcionar o aprimoramento dos aspectos mencionados no item anterior, e contribuir para a preparação de jovens para a vida, a prática do voleibol ainda pode representar a oportunidade de um futuro diferente para os participantes da oficina. A prática do esporte na infância e adolescência pode representar o caminho para a construção de uma carreira como atleta de alto rendimento.

A oficina de voleibol já foi caminho para iniciar uma carreira no esporte para alunas participantes. Afinal, mais do que exercitar a prática da modalidade, a educadora física e técnica responsável pela execução da oficina de voleibol no Transforma, Jeide Rudgeri, conta que o estímulo à busca pelos sonhos também é trabalhado no desenvolvimento dos jovens.

“É clichê, mas o esporte transforma. Ele dá à criança a percepção de que ela pode ir além! E o tempo inteiro reforço com os participantes: ‘não tem limite para os nossos sonhos’. Independentemente do nível social, intelectual, é possível ir além e através do esporte conquistam a disciplina para correrem atrás de seus objetivos”, menciona Jeide.

Sobre a oficina de voleibol no programa Transforma

Em 2024, a oficina de voleibol acontece nas organizações sociais Estação Vida e IFVC – Instituto de Formação Vamos Crescer da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. As atividades acontecem no período da manhã ou da tarde, e os participantes praticam a modalidade no contraturno escolar.

A oficina faz parte do programa Transforma, iniciativa do Instituto Algar que contribui com o desenvolvimento de crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, da rede pública de ensino e que vivem em áreas de vulnerabilidade social.

Por meio da oferta de oficinas gratuitas de educação, esporte e cultura, o programa promove a inclusão e transformação social, no contraturno escolar. Na prática, as atividades acontecem em organizações sociais que, além do recebimento das oficinas como complemento da grade horária, também são fortalecidas pela parceria por meio de workshops de formação.

Saiba mais sobre o nosso trabalho com crianças no programa Transforma clicando aqui.