Conheça como o Instituto Algar tem contribuído para minimizar o impacto da pandemia na educação de crianças em Uberlândia

Educação

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A educação no Brasil é uma política pública que sempre esteve cercada de desafios. Além dos vários obstáculos enfrentados historicamente, como falta de estrutura adequada e investimentos, e com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, que resultou na troca do ambiente escolar pelo virtual, tornou o cenário da educação ainda mais desafiador. 

Estudantes da rede pública de ensino não conseguiram acompanhar o ensino remoto de forma consistente, devido a barreiras como falta de acesso a equipamentos e internet. Com isso, houve um impacto considerável no desempenho dos estudantes. De acordo com o estudo sobre o “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil” da UNICEF, existe um retrocesso de quase duas décadas em termos de aprendizado devido à pandemia. 

Além deste estudo, resultados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) atestam um declínio nas médias de desempenho. Em 2021, com as escolas ainda realizando o ensino remoto, a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental caiu, com uma redução significativa na porcentagem de alunos com desempenho adequado. Em Língua Portuguesa, a taxa de alunos no nível adequado para o 5º ano caiu de 58,8% em 2019 (período pré pandemia) para 51,1% em 2021. Em Matemática, a taxa caiu de 49,2% para 43,1% no mesmo período. 

Com atividades presenciais retomadas, iniciativas para minimizar os danos causados à educação devido a este período de emergência na saúde mundial são urgentes. Entre as estratégias que podem ser usadas para contribuir nesse quesito, estão programas de recuperação e reforço escolar.

Oficina de reforço escolar do Instituto Algar

Em Uberlândia (MG), o Instituto Algar tem contribuído para o desenvolvimento de alunos da rede pública de ensino, que vivem em áreas de vulnerabilidade social, com a realização de oficinas de reforço no contraturno escolar em organizações sociais parceiras. O foco é ajudar os estudantes do 5º ano a se recuperar para ter o aprendizado adequado para a faixa etária. 

Na cidade, o cenário nacional identificado no Saeb é refletido, com apenas 64% dos estudantes com aprendizado adequado em português e 44% em matemática. Com isso, em parceria com o Alicerce Educação, são oferecidas aulas nas duas áreas de conhecimento em 2 organizações sociais do município. 

Nesta iniciativa é utilizada uma metodologia pedagógica do Alicerce em que o objetivo é acelerar a aprendizagem, suprir lacunas deixadas pela educação básica e criar melhores oportunidades futuras.

Metodologia com foco na recuperação escolar

O Alicerce Educação é parceiro do Instituto Algar na execução da oficina sendo o responsável pelo desenvolvimento da metodologia usada, que utiliza ferramentas e métodos para garantir o cumprimento do objetivo de complementar e recuperar a aprendizagem conquistada na escola. 

Para isso, o Alicerce utiliza a avaliação adaptativa, em que após um teste de perguntas e respostas com os alunos, são gerados relatórios individuais e personalizados que possibilitam identificar as lacunas escolares de cada participante da oficina. Esse método, chamado Momento Para Avaliação da Aprendizagem (MAPA), se torna um instrumento de planejamento pedagógico, que permite construir um plano de aula personalizado, focado nas necessidades críticas de aprendizado dos alunos. 

Iniciativa já apresenta resultados

Ao longo de três anos de realização da oficina, mais de 300 alunos já foram impactados, e esses jovens demonstraram satisfação com o projeto. A média de frequência dos estudantes na oficina é de 75% e em uma pesquisa de satisfação foram registrados 78 pontos.

Muitos participantes, como o Kaique, relatam que já aprimoraram suas habilidades e conquistaram conhecimentos importantes na oficina. “A professora Estefany e a professora Geovana explicam muito bem. Eu aprendi bem, aprendi a escrever texto e fazer contas de multiplicação muito bem”, conta o aluno.

Selo de Aliado da Educação

Com a parceria para a realização da oficina, o Instituto Algar foi reconhecido como um Aliado da Educação pelo Alicerce Educação. Este selo atesta a relevância da contribuição do Instituto Algar para a educação e a qualificação de crianças e jovens brasileiros, algo que reflete a dedicação do Instituto à transformação social e ao futuro do país.