Qual a importância do pilar ‘Social’ na estratégia ESG? 

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Consumidores têm se tornado mais críticos, exigentes e preocupados em se relacionar com marcas com posicionamento sustentável e estão dispostos a pagar mais por isso. Diante disso, conceitos como ‘ESG’ estão cada vez mais populares e devem estar entre as pautas de qualquer negócio.  

Afinal, se no passado uma empresa deveria estar focada no seu crescimento e na sua lucratividade, atualmente o papel delas na sociedade é muito mais amplo. É fundamental que marcas se preocupem com seu entorno e com o desenvolvimento da sociedade, e para atingir esse objetivo, investir em práticas de impacto social se tornam uma necessidade para o sucesso e sobrevivência de negócios. 

Diante deste cenário, ações pautadas no pilar Social, representado pelo ‘S’ no termo ‘ESG’, são indispensáveis e serão essenciais para avaliar o impacto de uma empresa na comunidade. Entenda mais sobre o ‘ESG’, porque o pilar ‘Social’ é tão importante nesta estratégia e os benefícios que uma empresa garante ao implementá-la. Entenda também como o Instituto Algar contribui no desenvolvimento de boas práticas pelo grupo Algar. 

O que significa ‘ESG’? 

Antes de tratarmos mais do pilar ‘Social’, vamos entender o que significa o conceito ‘ESG’ que tem se tornado cada vez mais popular. A sigla completa, em inglês, significa environmental, social and governance.  

O termo tornou-se uma forma de se referir ao que as empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. Resumindo, podemos dizer que: 

  • Environmental ou Ambiental: refere-se às práticas do negócio voltadas para o cuidado com o meio ambiente. Neste pilar entram questões como aquecimento global, poluição do ar e da água, desmatamento, geração de resíduos, entre outros.  
  • Social: está ligado à responsabilidade social e ao impacto das marcas em prol da comunidade e sociedade. São tratados temas como investimento social, relacionamento com a comunidade local, entre outros. 
  • Governance ou Governança: refere-se às políticas, processos, estratégias e orientações de administração das empresas e entidades. Conduta corporativa, transparência de dados e práticas anticorrupção são alguns exemplos de temas deste pilar. 

O ‘ESG’ contribui com a sustentabilidade, reputação e credibilidade das empresas e seus critérios estão totalmente relacionados aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), estabelecidos pela ONU em 2015.  

Assim, adotar práticas ‘ESG’ é um caminho para negócios contribuírem para minimizar desafios e vulnerabilidades que precisam estar entre as preocupações de toda a sociedade para alcançarmos o desenvolvimento sustentável do mundo até 2030. Inclusive, para saber mais sobre os ODSs e seus impactos no Brasil e no mundo, acesse o conteúdo do nosso blog sobre o tema, clicando aqui.  

Por que o pilar Social é importante no ESG?  

Além do relacionamento com a sociedade e investimento social, vários outros temas estão contemplados no pilar social do ‘ESG’, como comenta a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli. “O S contempla ainda vários outros aspectos, como direitos do trabalhador, saúde e segurança de colaboradores, diversidade, responsabilidade com clientes, entre outros”, destaca a gerente. 

Em resumo, o pilar Social se concentra nas maneiras como uma empresa trata seus funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade. E mais do que ser o caminho para que a marca tenha responsabilidade ética, ter boas práticas de impacto social será benéfico para o negócio. Confira algumas das razões para a importância do pilar social no ESG: 

  • Impacto na sociedade: as marcas que se envolvem de forma positiva com a comunidade tendem a construir relacionamentos mais fortes e aumentar a confiança do público. 
  • Responsabilidade social corporativa: os públicos de uma marca esperam que ela contribua para o bem-estar social e com o desenvolvimento de ações pautadas no pilar social. Essa é uma maneira dos negócios demonstrarem responsabilidade com as questões da sociedade. 
  • Competitividade no mercado: empresas que adotam boas práticas sociais se destacam em seus setores.  
  • Atratividade para investimentos: empresas que desenvolvem ações sociais se tornam mais atrativas para investidores preocupados com a sustentabilidade. Inclusive, um levantamento da empresa PwC identificou que 77% dos investidores institucionais consultados pelo estudo indicaram que planejam parar de comprar produtos não ESG nos próximos anos.  
  • Reputação de marca: negócios socialmente responsáveis têm uma imagem mais positiva entre os consumidores e demais públicos. 
  • Atração e retenção de talentos: as pessoas também estão mais interessadas em trabalhar para empresas que se preocupam com questões sociais. Diante disso, a prática de ações de impacto social vai contribuir para atrair e reter talentos de alta qualidade.  
  • Redução de riscos: ignorar questões sociais gera riscos para o negócio. Problemas como más práticas trabalhistas ou episódios de discriminação podem acarretar ações judiciais, danos de reputação e perda de talentos. 

Dicas para negócios implementarem boas práticas de impacto social 

Diante de tantos benefícios para o negócio e a necessidade de se adaptar ao mercado que exige cada vez mais responsabilidade social de empresas e entidades, é inegável a importância de desenvolver boas práticas.  

Para as marcas que querem causar impacto social na sociedade, a gerente do Instituto Algar também compartilha dicas para conseguirem colocar a proposta em prática e serem mais socialmente responsáveis. “O primeiro passo é olhar para o entorno do negócio e ter diálogo com as comunidades para avaliar como contribuir. Também é válido observar outras organizações que já realizam um trabalho de responsabilidade social para se inspirar. Uma maneira de dar o ‘start’ na estratégia de maneira eficiente é começar com uma atuação local e depois expandir o alcance das ações sociais promovidas”, compartilha Carolina. 

A gerente ainda reforça outros aspectos essenciais para ser de fato uma marca socialmente responsável. “É importante que os negócios se preocupem de forma genuína com os impactos causados na sociedade. Se posicionar como uma empresa socialmente responsável é se responsabilizar pelos impactos de suas decisões e atividades na comunidade, e essa prática deve ser desenvolvida adotando um comportamento ético e transparente”, diz Toffoli. 

Como o Instituto contribui para as boas práticas ESG do grupo Algar? 

O Instituto é considerado o ‘braço social’ do grupo Algar. Por meio da Instituição o Grupo coloca em prática o propósito de ‘servir gente’ e concentra suas ações sociais desenvolvidas para causar bons impactos nas comunidades em que atua. 

Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, o Instituto visa contribuir para uma sociedade melhor. Com um trabalho estruturado, de longo prazo e com resultados mensurados com a comunidade, o Instituto contribui com a estratégia ESG do Grupo e já impactou mais de meio milhão de vidas, em mais de 20 anos de atuação.  

Além de servir a comunidade, por meio do Instituto, os associados do grupo Algar podem se desenvolver e exercer sua cidadania. Através do Programa de Voluntariado, que promove inúmeras ações para a comunidade, aqueles que atuam nas empresas do Grupo têm a possibilidade de desenvolverem competências comportamentais, como gestão de tempo, empatia, trabalho em equipe, entre outros, enquanto fazem o bem. 

Conheça mais sobre a trajetória do Instituto Algar clicando aqui.