Mundo VUCA: o que é e como o Talentos de Futuro tem se preparado para ele

Educação

Compartilhar

O mundo VUCA é um conceito fundamental para entender como diferentes áreas, como o mercado de trabalho, são influenciadas por impactos trazidos pela transformação digital. Afinal, é muito importante que empresas e profissionais entendam as transformações que a tecnologia têm promovido cada vez mais rápido.

Quem enxerga o Mundo VUCA pode preparar-se e, principalmente, adaptar-se às mais diferentes situações. Dessa forma, todos poderão lidar com a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade que a nossa realidade atual nos impõe.

Por isso, saiba mais sobre o que é Mundo VUCA, sua relação com o mercado de trabalho e como o Talentos do Futuro, programa do Instituto Algar, auxilia os participantes a lidarem com esse contexto.

O que é Mundo VUCA?

A ideia de Mundo VUCA surgiu em 1990, ao final da Guerra Fria, para descrever um mundo cheio de Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity). 

Ao longo dos anos e, principalmente, a partir de do século XXI foi possível perceber cada vez mais que o mundo estava em constante transformação. Além disso, esse processo continua até hoje e, dessa maneira, a leitura de Mundo VUCA é ainda mais necessária. Veja mais sobre cada uma das letras que compõem a sigla.

Volatilidade

Todas as transformações pelas quais o mundo tem passado tornam a nossa realidade cada vez mais volátil. As mudanças ocorrem de forma ágil e, dessa maneira, podem alterar mercados inteiros de forma veloz. Veja as transformações no setor de entregas, com aplicativos de delivery, ou de transporte, com apps que realizam esse serviço. Esses são exemplos da volatilidade do mundo e, principalmente, que tudo pode mudar rapidamente.

Incerteza

A partir da volatilidade, não existem mais certezas absolutas. Com mudanças cada vez mais rápidas, fica difícil fazer projeções. Afinal, a certeza de hoje pode ser alterada diante de novos fatos. Dessa maneira, a incerteza é um fato com o qual todos nós precisamos lidar em um Mundo VUCA. Quantas certezas foram alteradas, por exemplo, após a pandemia? Por isso, o mundo é incerto e ter consciência disso ajuda a lidar melhor com desafios.

Complexidade

Ao mesmo tempo em que tudo está mais volátil e incerto, o mundo está mais complexo. Soluções simples e análises superficiais já não dão conta dos antigos e novos desafios da sociedade em diferentes aspectos, inclusive no mercado de trabalho. Portanto, é fundamental perceber que temos desafios cada vez mais complexos para resolver e, dessa maneira, as soluções também precisam ser mais aprofundadas.

Ambiguidade

Em um Mundo VUCA, tudo também pode ser mais ambíguo do que antes. Ou seja, nem tudo é como parece ser. Ações que antes pareciam dar certo, hoje podem ter efeito totalmente contrário. Assim, é muito importante que exista conhecimento e senso crítico para, dessa forma, enfrentar ambiguidades de forma mais efetiva. Afinal, as ambiguidades podem ser cada vez maiores conforme a transformação digital avança.

Como resumo sobre Mundo VUCA, assista ao vídeo abaixo e veja, na sequência, a relação desse conceito com o universo profissional e a contribuição do programa Talentos de Futuro em um contexto como este:

Qual a relação do mundo VUCA com o mercado de trabalho?

Quando falamos na relação do conceito de Mundo VUCA e o mercado de trabalho, precisamos considerar toda a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade de nosso mundo atual. Isso significa dizer que as transformações também acontecem no aspecto profissional, o que por sua vez demanda habilidades diversas.

Hard Skills e Soft Skills são boas competências para um mundo em constante transformação. Afinal, é fundamental que os profissionais tenham habilidades como:

  • Trabalho em equipe;
  • Flexibilidade;
  • Comunicação;
  • Liderança;
  • Empatia;
  • Entre outras habilidades socioemocionais e, também, técnicas;

Ao mesmo tempo, é importante acompanhar tendências, aprender de forma constante e, principalmente, desenvolver uma visão de mundo dinâmica e reflexiva. É para isso que existem programas como o Talentos de Futuro. 

Talentos de Futuro e Mundo VUCA

O Instituto Algar conta com o programa Talentos de Futuro para contribuir com formação e desenvolvimento de competências e habilidades de jovens entre 15 e 23 anos. Desde 2014, o programa contribui com material próprio para estimular nos participantes, de forma dinâmica, habilidades fundamentais para um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Trabalho em equipe, comunicação, ética, negociação, atitude e inovação são alguns dos temas que o Talentos de Futuro aborda. Dessa maneira, os jovens terão ainda mais possibilidades de acompanhar as transformações do Mundo VUCA e, por fim, de se posicionarem no mercado de trabalho com mais chances de sucesso.


Conheça o Talentos de Futuro e saiba como o programa do Instituto Algar pode te ajudar a se tornar um profissional do futuro!