Oficinas de esporte e seus benefícios para as crianças

Educação

Compartilhar

Esporte não é só competição! Os benefícios associados à prática de atividades físicas são inúmeros, e as oficinas de esportes oferecidas para crianças são um incentivo a mais dessa prática.

Nelas, os pequenos aprendem muito sobre a vivência em grupo e respeito às regras. Além disso, os benefícios físicos e psicológicos também são grandiosos e fazem parte deste processo.

Oficinas de esporte: muito mais do que placar!

As vantagens da prática de esportes e atividades físicas são muitas. Elas ajudam as crianças desde cedo a criarem hábitos saudáveis e a formar adultos com empatia e responsabilidade. Veja aqui alguns desses benefícios:

Diminui a obesidade infantil

A obesidade infantil pode levar a criança a desenvolver a doença na vida adulta, um problema que não deve ser ignorado. Por isso, investir em hábitos saudáveis para crianças é um investimento para o futuro. A ideia principal é que os jovens levem esses hábitos para a vida adulta e ajudem a diminuir os índices dessa doença.

Ajuda na coordenação motora

O esporte ajuda as crianças a desenvolver habilidades que podem ser usadas fora das quadras. Isso porque a concentração para realizar certos movimentos desenvolve uma parte do cérebro responsável pela coordenação motora. Assim, crianças que praticam esporte tem mais facilidade em aprender instrumentos ou artes, por exemplo.

Ensina a conviver em grupo

Boa parte dos esportes são praticados em equipes, mas mesmo esportes solo como atletismo por exemplo, ensinam sobre como conviver e respeitar um grupo. Cada integrante depende de outros para que o time funcione bem. Então, pequenas atitudes como respeito ao próximo e empatia são trabalhadas na prática.

Ajuda na disciplina

Nas quadras as regras são claras, e quem não obedece sofre as consequências. Justamente por isso, as atividades esportivas têm muito a ensinar sobre a vida. Seguir regras, respeitar colegas e pagar pelos erros são ensinamentos valiosos para a vida adulta.

Ensina a lidar com frustrações

Nas competições alguém sempre perde. E aprender a perder é uma virtude que deve ser respeitada. Por isso, os esportes ensinam que ganhar, embora seja prazeroso, nem sempre é necessário, e que a perda faz parte do processo. E na maioria das vezes, os colegas, a diversão e o aprendizado são mais importantes que uma vitória.

As atividades mais comuns nas oficinas de esporte

As oficinas de esporte têm um papel fundamental na formação da criança. Elas trazem todos os benefícios citados acima em um só lugar.

Além disso, elas também incentivam as crianças a participarem das atividades de forma diferenciada das tradicionais aulas de educação física das escolas. Ainda que focada nos ensinamentos e nos valores, as oficinas de esporte buscam uma maneira mais divertida e dinâmica para interagir com os alunos. Assim, os participantes não sentem a pressão de notas, por exemplo.

Alguns esportes são bem comuns de ser encontrados nas oficinas:

  • Futebol: o condicionamento físico que esse esporte oferece é único. Uma mistura perfeita entre coordenação e resistência. Além disso, pela sua popularidade nacional, o futebol é o primeiro contato de muitas crianças com o esporte.
  • Basquete: coordenação motora, fortalecimento muscular, trabalho em equipe e respeito às regras. Esses são os principais benefícios e ensinamentos para quem pratica esse esporte.
  • Vôlei: o respeito às regras é muito importante nessa atividade, uma vez que elas regem toda a pontuação do jogo. O trabalho em equipe também é fundamental para que o jogo funcione bem e em harmonia. Outra característica marcante é o fortalecimento muscular tanto de pernas (pulos) e braços (saques).
  • Atletismo: não é só corrida! O esporte desenvolve os músculos e principalmente a resistência corporal. O atletismo é dividido em várias categorias: elas podem ser coletivas, em grupos, ou ainda podem ser intercaladas com outros esportes.

O programa Transforma marcando gol

O Transforma é um programa que atende crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio de escolas públicas em Uberlândia. O Programa busca levar conhecimentos e aprendizados no contra turno escolar.

São diversas oficinas oferecidas pelo Transforma, entre elas as oficinas de esportes. Nelas, são trabalhadas atividades semanais com jovens de 06 a 16 anos de idade em 4 categorias:

  • Vôlei feminino;
  • Vôlei masculino;
  • Futsal masculino;
  • Futebol de campo masculino.

Confira os locais onde as oficinas de esportes do Transforma acontecem em Uberlândia:

  • CESAG (Alvorada) – Unidade 1 do Programa Transforma – Futebol de Campo Masculino;
  • IFVC (Jardim Holanda) – Unidade 2 do Programa Transforma – Futebol de Campo Masculino, Futsal Masculino, Vôlei Feminino e Vôlei Masculino;
  • ACADEMIA DO VÔLEI (Cidade Jardim) – Unidade 4 do Programa Transforma – Futsal Masculino, Vôlei Feminino e Vôlei Masculino.

Conheça também os melhores livros para serem trabalhados com as crianças nas oficinas literárias!

Fique por dentro desse e de outros projetos do Programa Transforma, siga as nossas redes sociais e nos acompanhe. Estamos sempre por lá contando mais sobre nossos projetos!