Desafios da Defasagem Escolar e a importância das Aulas de Reforço no Contraturno
Os desafios enfrentados pela educação nos últimos anos têm, cada vez mais, sustentado um problema de longa data na vida de crianças e adolescentes de todo o país: a defasagem escolar.
Dados da pesquisa TIC Educação 2021 mostram que, para 93% dos professores ouvidos, a defasagem na aprendizagem é o problema mais urgente deixado pela pandemia, cenário que afastou os alunos e ampliou as barreiras de acesso à alfabetização.
Complementar a esse cenário, um estudo da Alicerce Educação mostra que, em função da pandemia, os estudantes brasileiros apresentaram até 4 anos de prejuízos na educação.
Cada vez mais, é preciso encontrar soluções eficazes para combater esse problema e garantir um futuro educacional promissor para as atuais e próximas gerações.
A defasagem escolar e seus desafios
A defasagem escolar é um fenômeno preocupante em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. Em linhas gerais, ela ocorre quando os alunos não conseguem alcançar o nível de habilidades esperado para sua série ou idade.
As causas desse problema são diversas, incluindo a falta de acesso a recursos educacionais adequados, lacunas no ensino, desafios na formação de professores, longa distância entre casa e escola, dificuldades financeiras, trabalho infantil e, mais recentemente, os desafios da transição para o ensino online durante a pandemia.
A importância das aulas de reforço no contraturno
As aulas de reforço no contraturno escolar se consolidam, cada vez mais, como uma solução eficaz e acessível para combater a defasagem escolar. Esses pontos de contato com as crianças e adolescentes oferecem um ambiente de aprendizagem adicional, onde os alunos são protagonistas da sua jornada e podem receber suporte personalizado para superar suas dificuldades educacionais em disciplinas como a língua portuguesa, matemática e temas transversais.
Por mais que a prática esteja em evidência e apresente crescimento nos últimos anos, ainda há um longo caminho pela frente.
Uma pesquisa do Datafolha repercutida no portal Educa Mais Brasil mostra que apenas 39% dos estudantes têm acesso a essas aulas. Na região sul, por exemplo, o percentual é de 53%, enquanto no Nordeste chega apenas a 28%. Essa diferença também é notável ao analisarmos o cenário socioeconômico dos bairros onde as escolas se localizam.
Em geral, boas aulas de reforço no contraturno escolar fortalecem as bases educacionais, contribuem com o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes e combate, direta e indiretamente, a evasão escolar. É complemento para um aprendizado positivo, encorajador e íntegro emocionalmente.
Oficinas de reforço escolar no Instituto Algar
Por meio do Programa Transforma, o Instituto Algar firma parceria com Organizações Sociais e oferece aulas de reforço escolar a crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
Dentro dessas agendas, levamos metodologias ativas e inovadoras que ajudam os alunos a fixarem melhor os conteúdos de português e matemática aprendidos na escola, além de desenvolverem suas habilidades socioemocionais e conhecimentos socioculturais. O principal objetivo é reverter a defasagem e combater a evasão escolar que ameaça o futuro dos pequenos.
Com um acompanhamento próximo e acolhedor, as oficinas de reforço escolar oportunizam um pensamento crítico às crianças e contribuem com a sua autoconfiança e maturidade emocional para conquistar os objetivos.
Saiba mais sobre o Programa Transforma e as oportunidades oferecidas em rede.