O Dia Universal do Teatro e a importância dessa arte

Cultura

Compartilhar

Encenar é uma arte que retoma a tempos mais distantes do que costumamos imaginar. Nos rituais primitivos da humanidade — aproximadamente há 30 mil anos — os povos já utilizavam a encenação como uma maneira de contar histórias. Por ser uma das principais artes do mundo, ao dia 21 de março, foi dado o título de Dia Universal do Teatro.

Por isso, senhoras e senhores, atenção ao terceiro sinal. Vamos abrir as cortinas para contar a história desta arte milenar que faz crianças, jovens e adultos se divertirem e refletirem. Divirta-se!

Como surgiram as artes teatrais e o dia Universal do Teatro?

Historiadores, antropólogos e estudiosos defendem que o surgimento do teatro retoma aos tempos mais primitivos da humanidade. Encenações de dança, colheita, morte, cultos a deuses eram algumas das histórias contadas por meio da encenação. Dessa forma, conhecimentos eram passados e, a evolução e sobrevivência dos povos primitivos assegurada.

Mas o termo teatro e todas as suas ideias remetem ao Século IV, na Grécia Antiga. Quem nunca ouviu falar das tragédias gregas e de suas obras cômicas. Ou mesmo das histórias dos grandes heróis.

Por transmitir conhecimento, estimular a reflexão e influenciar diretamente na sociedade, em 1961 foi estabelecido pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI) o Dia Universal do Teatro. Data em que é celebrada todas as manifestações artísticas que acontecem no mundo inteiro.

Qual a importância do teatro para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade?


Fonte PixaBay

O Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (Ipea), apresentou em um estudo realizado em 2010 que 50% dos brasileiros nunca presenciaram uma apresentação teatral. Este é um dado que necessita de atenção.

Assim como o esporte, melhora o desenvolvimento físico, coordenação motora capacidade de atenção e a colaboração em grupo, o teatro também traz benefícios para as pessoas. Não é difícil notar as diferenças geradas em uma pessoa antes e depois de assistir a um espetáculo.

Por isso o Dia Universal do Teatro é importante. Sendo uma das manifestações artísticas mais completas, ela é um alimento vivo para as mentes ávidas de conhecimento e de novas reflexões. As histórias contadas e vividas pelos atores, trazem o cotidiano de pessoas, lições de vida e posicionamentos sociais relevantes na construção do indivíduo e da sociedade.

O palco é um local de debate de problemas e dores sofridos pela sociedade e utilizado para debater necessidades as nossas necessidades — individuais e sociais.

Quais os benefícios do teatro infanto juvenil?

Apresentação dos alunos do Instiuto Algar

Por ser uma maneira lúdica de de estimular o conhecimento, comunicação, criatividade e responsabilidade o teatro permite que crianças e jovens desenvolvam sua consciência individual e social no seu desenvolvimento para a vida adulta.

A interação entre os crianças e jovens por meio desta arte é um dos focos do Dia Universal do Teatro. Proporciona o desenvolvimento de novas amizades e a elevação do autoconhecimento. Crianças que experimentam se conhecer são capazes de estabelecer relações positivas e desenvolverem sua autoestima.

Outro grande benefício é o desenvolvimento da capacidade de comunicação. Como diz o velho guerreiro, “quem não se comunica se trumbica”. Por mais clara que seja a necessidade de comunicação, muitos adultos, hoje, enfrentam dificuldades por não a desenvolvido.

Por fim, o Dia Universal do Teatro tem como objetivo global mostrar para crianças e jovens a importância da responsabilidade e do comprometimento. Afinal, ensaios, preparações trabalho em equipe são requisitos para a formação de atores, e são os passos responsáveis para transmitir a mensagem ao público presente.

Portanto, o valor cultural desta arte é inegável e o Dia Universal do Teatro é somente um marco para lembrar como esta expressão cultural é importante para o desenvolvimento de sociedades sadias e comprometidas. Principalmente, abrindo portas para a formação de jovens em sua autoestima, relações, comunicação, responsabilidade e comprometimento.

O teatro e o Instituto Algar

Se você se interessa em projetos culturais com objetivos de criar impactos na sociedade, conheça os projetos do Instituto Algar e faça parte desta força motora de transforma a sociedade.

Em parceria com o Instituto Algar, o projeto social EMCANTAR apropriou-se de todos os benefícios das artes cênicas para promover inclusão social e cidadania. “A ideia surgiu em 2015 com a proposta de oferecer a alunos da rede pública do setor leste oficinas semanais envolvendo conteúdos, como: teatro, expressão corporal, dramaturgia, técnica vocal, brincadeiras da cultura popular e jogos tradicionais. Naquele ano, 240 alunos se inscreveram e o resultado do trabalho foi tão poderoso e transformador para aquelas crianças e jovens que decidimos continuar”, conta Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social.

Veja os números atingidos pelo projeto do EMCANTAR e Instituto Algar em 2018:

Turmas do Cesag (Bairro Alvorada – região leste)

  • 120 crianças e adolescentes atendidos
  • 04 turmas, sendo: 02 iniciantes e 02 de continuidade
  • 210 oficinas, totalizando 420 horas de formação
  • 80 novas obras conhecidas pelos alunos (músicas, filmes, vídeos de espetáculos, livros e poemas)
  • 160 produções dos participantes
  • 11 apresentações realizadas

Turmas do Instituto de Formação Vamos Crescer (Bairro Jardim Holanda – região oeste) e Estação Vida (Shopping Park – região sul)

  • 180 crianças e adolescentes
  • 06 turmas iniciantes de 06 a 16 anos
  • 120 oficinas, totalizando 240 horas de formação
  • 70 novas obras conhecidas (músicas, filmes, vídeos de espetáculos, livros e poemas)
  • 100 produções dos participantes
  • 08 apresentações realizadas

Em 2019 serão mais 120 crianças e jovens atendidos

Para este ano, a expectativa é que o projeto continue transformando vidas. Estão sendo ofertadas 120 vagas, em duas turmas de continuidade e duas de iniciantes, todas já preenchidas.

“Para as turmas iniciantes, o trabalho envolve jogos teatrais e musicais na perspectiva do brincar e sempre com muita ludicidade e leveza. Já para as turmas de continuidade, a expectativa é ir cada vez mais fundo nos processos de produção de espetáculos, pois essa é a demanda dos próprios alunos que estão cada vez mais envolvidos desejando se apresentarem mais e em espaços diversificados da cidade. Com eles, vamos trabalhar desde a dramaturgia, criação de cenário, figurino e maquiagem, até habilidades que compõem uma importante parcela da cadeia produtiva do setor cultural, como: operação de som e luz, etc”, explicam os oficineiros que coordenam o trabalho no dia a dia com os alunos, a atriz Luciene Andrade e o músico André Salomão.

O Projeto: Programa Transforma – Oficinas de Artes Cênicas Ano V – é realizado pela Associação EMCANTAR em parceria com Ongs, como Instituto de Formação Vamos Crescer, Estação Vida e Ticote, apoio do Programa Transforma, patrocínio do Instituto Algar e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Saiba mais sobre os projetos culturais do Instituto Algar!