IR com propósito: saiba como pessoas físicas podem destinar o imposto para projetos sociais
Se você declara imposto de renda no modo completo, e tem imposto a pagar, anualmente você tem uma oportunidade valiosa de apoiar projetos sociais sem precisar desembolsar nenhum valor a mais para isso, além do tributo que já seria pago ao Governo Federal. Pessoas físicas podem destinar até 6% do IR devido para iniciativas que promovem impacto social e, no conteúdo a seguir, você vai entender como fazer essa contribuição.
A destinação antecipada do Imposto de Renda é uma oportunidade de escolher para onde vai o dinheiro pago e ter a certeza de como ele será utilizado e também um caminho para oferecer apoio a causas sociais que transformam vidas.
Qualquer pessoa física que faça a declaração do IR no modo completo pode fazer a destinação, porém esse processo ainda é desconhecido por muitos. De acordo com um levantamento da Receita Federal, em 2023, as doações somaram R$ 283,76 milhões, mas poderiam ter chegado a R$ 11,65 bilhões.
Para ampliar o conhecimento sobre essa possibilidade e apoiar contribuintes que desejam fazer a destinação, o Instituto Algar e o IAMAR – Instituto Alair Martins promovem a campanha ‘Declaração que Transforma’. Na ação é disponibilizada uma plataforma para facilitar todo o processo de doação do imposto: declaracaoquetransforma.abraceumacausa.com.br.
Como é o processo de destinação do Imposto de Renda?
Para fazer a destinação do Imposto de Renda e contribuir com as iniciativas sociais apoiadas na campanha ‘Declaração que Transforma’ é simples e o contribuinte encontra todo o suporte necessário ao longo de todo o processo de destinação acessando o site da campanha. Confira o passo a passo para se tornar um doador:
1º passo: Simulação do IRPF
Realizando a declaração completa do imposto de renda é possível destinar até 6% do IRPF para projetos sociais e a restituição integral do valor doado pela declaração do ano seguinte. O primeiro passo é entender qual o seu potencial de contribuição e para isso basta acessar o simulador disponibilizado no site e indicar informações como rendimentos tributáveis e despesas dedutíveis para calcular.
2º passo: Escolha dos projetos
Nessa modalidade de doação você vai escolher para quais projetos quer contribuir. Para isso, na plataforma da campanha ‘Declaração que Transforma’ você seleciona quais projetos mais acredita e clica em ‘Quero Doar’. Com isso, os projetos serão adicionados ao seu carrinho e nessa etapa você pode selecionar quantas iniciativas quiser.
3º passo: Pagamento
É o momento de escolher a forma de pagamento para efetuar a destinação do IR sendo aceitos: Pix, cartão de crédito ou boleto bancário. Para contribuir com a campanha, o pagamento deve ser realizado até 20/12/2024.
4º passo: Declaração de IRPF
A partir de janeiro de 2025 enviaremos o recibo da doação com todas as instruções necessárias para declará-lo no IR. Além disso, em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo menu ‘Fale Conosco’ disponibilizado no site.
Conheça os projetos apoiados na campanha
Para receber esse tipo de doação, os projetos precisam ser aprovados por órgãos competentes, demonstrando sua responsabilidade e comprometimento com a promoção de um impacto social. Na campanha ‘Declaração que transforma’, as doações podem ser destinadas para iniciativas que promovem inclusão e oportunidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes por meio do esporte e cultura. Confira os beneficiados:
Futuro Campeão
O projeto ‘Futuro Campeão’ acontece na organização social Pastoral do Menor de Franca (SP) e o objetivo da iniciativa é promover o conhecimento e incentivar a prática do basquetebol, além da inclusão social, para 300 crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
No projeto serão oferecidas aulas de basquetebol, trazendo elementos de sua história, regras e fundamentos da prática, visando contribuir para o desenvolvimento integral dos atendidos e sua formação para o exercício da cidadania e prática desse esporte como instrumento de lazer.
Conheça mais sobre a iniciativa acessando aqui.
Energia que Contagia
O projeto ‘Energia que Contagia’ é realizado na Associação Educacional de Desenvolvimento Esportivo e Cultural – AEDEC nas cidades de Uberlândia (MG), Araxá (MG), Itumbiara (GO) e Brasília (DF) oferecendo práticas esportivas educacionais nas modalidades Atletismo, Judô, Handball, Vôlei e Basquetebol, de forma continuada. Além disso, desenvolve atividades focadas na inclusão social, promovendo a saúde por meio do esporte. A iniciativa irá beneficiar 250 crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
Veja mais sobre a iniciativa clicando aqui para conferir um vídeo.
Oficinas de Artes Cênicas do Programa Transforma
A oficina de Artes Cênicas do Programa Transforma acontece em parceria com o Emcantar Cia. Cultural em organizações sociais de Uberlândia (MG) tendo como objetivo realizar um processo de formação cultural utilizando-se das linguagens cênicas, para crianças e adolescentes moradores da periferia, promovendo o desenvolvimento humano e a transformação social.
A iniciativa promove vivências teatrais e musicais para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos. O teatro exercita a cidadania por meio do desenvolvimento do protagonismo, onde vivenciam-se jogos teatrais, convívio em grupo e desenvolvimento de potenciais.
Conheça mais sobre a iniciativa clicando aqui.
Os resultados dos projetos são enviados para os contribuintes saberem o impacto social gerado com a destinação do IR.
Que tal contribuir agora mesmo e já fazer a sua doação? Clique aqui.