É Tempo de Acolher: confira como foi a 11º edição do Encontro de Voluntários do Instituto Algar

EventosVoluntariado

Compartilhar

Reunindo mais de 300 associados do grupo Algar que se dedicam ao voluntariado, na segunda-feira, 19 de agosto, aconteceu a 11ª edição do Encontro de Voluntários Algar. O encontro mantém a tradição de anualmente promover um momento de confraternização, aprendizado e celebração de conquistas com os participantes do Programa de Voluntariado do Instituto Algar.

Com o lema ‘É Tempo de Acolher’, o evento contou com palestras inspiradoras, incluindo um momento com o cantor e palestrante, Leo Chaves, happy hour, entrega do ‘Prêmio Alexandrino Garcia’ aos comitês que se destacaram no último ano e muito mais.

A tarde do Encontro de Voluntários foi repleta de momentos marcantes, alegria e boas conversas que destacaram o poder do voluntariado.

O que é o Encontro de Voluntários?

O encontro é uma das estratégias do Instituto Algar para incentivar, valorizar e cuidar dos associados que fazem parte do programa. O evento se soma a outras iniciativas desenvolvidas ao longo do ano que visam acolher os voluntários do grupo Algar, reforçando as medidas dedicadas para zelar pelo bem-estar e desenvolvimento dessas pessoas que doam o seu tempo, trabalho e talento em prol do outro. 

Este propósito até foi destacado no lema do encontro, como comenta a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli. “Aqueles que se dedicam a fazer o ‘bem’ para o próximo também precisam de atenção. Temos treinamentos para o desenvolvimento de voluntários, ações para cuidado com o bem-estar emocional e ainda o encontro, que é mais uma forma de valorizar e agradecer pelo trabalho realizado. Esse zelo sempre esteve em nossas premissas e tem sido intensificado. Para reforçar a ideia da importância de dedicar atenção a quem está conosco, trouxemos o lema ‘É Tempo de Acolher’ que nortearam as reflexões ao longo do evento”, conta Carolina.

Família de fundadores do Grupo ressalta a importância dos voluntários

Na 11ª edição do Encontro do Voluntários, representantes da família do fundador do grupo Algar, o comendador Alexandrino Garcia, prestigiaram a celebração do propósito de servir da marca, que é colocado em prática pelos associados voluntários. Iniciando o evento, Eleusa Garcia, presidente do Instituto Algar, deu boas-vindas aos participantes. “’Servir’ está na nossa essência e vocês dão vida e propósito a isso com o trabalho voluntário”, mencionou a presidente na ocasião.

O presidente do Conselho de Administração do grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, também cumprimentou os voluntários no início do Encontro, ressaltando o valor do trabalho exercido em prol do próximo. “Se a gente quiser, realmente, fazer a diferença na vida das pessoas, temos de doar o nosso tempo. Com certeza todos já escutaram que o tempo é o que temos de mais valioso em nossa vida, pois ele não é recuperado. Quando vocês estão fazendo esse trabalho como voluntários, estão oferecendo o melhor da vida de vocês. Com isso, estão fazendo o bem para milhares de pessoas”, disse Luiz Alexandre.

Também estiveram presentes a vice-presidente do Instituto, Marianna Garcia, e a diretora financeira, Danielle Matos, membros do Comitê Consultivo, além dos filhos do Comendador, Eleusa e Luiz Alberto Garcia, o Presidente de Honra do Conselho de Administração do grupo Algar. Para ele, o Encontro é um momento imperdível. “Participar do Encontro de Voluntários é muito importante. Fico encantado com as palestras promovidas e com a energia da união de tantas pessoas dispostas a fazer o bem. Quem não veio, perdeu”, comenta Luiz Alberto.

Apresentação de alunos do programa Transforma encanta participantes

O Encontro de Voluntários também é um momento para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto Algar, o braço social do Grupo que faz a gestão do voluntariado e de outros programas que impactam os locais em que a Algar atua. Um desses outros programas realizados é o ‘Transforma’, que oferece oportunidades de desenvolvimento por meio de oficinas e atividades em Organizações Sociais parceiras durante o contraturno escolar.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre essa iniciativa com a apresentação de jovens participantes da oficina de música promovida no Lar Espírita Maria Lobato de Freitas, em parceria com o Emcantar Cia Cultural. Eles interpretaram canções que ressaltam a importância da natureza, encantando a todos presentes e despertando o desejo da plateia por “mais”. Se você ficou curioso para conhecer mais músicas do projeto, assim como os participantes do Encontro que aproveitaram a apresentação, confira clicando aqui.

Palestra com Leo Chaves e mais participantes inspiradores

Além da apresentação musical, as palestras também fascinaram os participantes e trouxeram importantes reflexões para motivar, acolher e destacar o valor do trabalho realizado pelos voluntários. Para começar, o primeiro palestrante foi o Palhaço Zilão, fundador da ONG Prohumanos, que levou uma mensagem de positividade sobre a vida, estimulando que os voluntários cultivem o otimismo. Além disso, o Palhaço mostrou exemplos de impactos causados para sua atuação para fortalecer o ânimo dos participantes pelo trabalho voluntário. “Você pode ser instrumento eficaz para transformar a vida de alguém. Faça a diferença”, mencionou Zilão durante a palestra.

A doutora em Filosofia da Mente e Neurociência, Andréa Vermont, também esteve no palco do Encontro de Voluntários e abordou como o se doar sem esperar nada em troca transforma a mente e o coração dos voluntários. A especialista também compartilhou com os participantes como o trabalho voluntário oferece benefícios para quem o pratica. Confira abaixo as vantagens destacadas por Andrea:

  • Aumenta a autoestima;
  • Reduz o estresse;
  • Melhora habilidades de comunicação e liderança;
  • Facilita a expansão da rede de contatos;
  • Ensina a lidar com adversidades.

Para encerrar, o palestrante e cantor, Leo Chaves, compartilhou com os voluntários sobre a importância da educação socioemocional para a vida e sua visão sobre o voluntariado. “Quando você doa algo para alguém, as pessoas normalmente associam isso a ‘plantar uma semente’ para depois ‘ter uma colheita’. Mas eu acredito que se você já acessou a consciência de ‘ajudar o próximo’, já está colhendo e isso não tem preço, é algo maravilhoso”, comentou Leo Chaves durante a palestra.

Além desse momento de aprendizado, Leo Chaves também reservou um tempo da palestra para divertir e emocionar os presentes com as músicas que são grandes sucessos da dupla com seu irmão Victor. Ele interpretou as canções ‘Amigo Apaixonado’, ‘Fada’, ‘Sinto Falta de Você’ e muitos outros hits, acompanhado pela plateia.

Os pensamentos compartilhados e reflexões promovidas pelos palestrantes são elementos fundamentais do Encontro e marcam os participantes, como comenta a voluntária da Algar Tech do comitê de Uberlândia (MG), Ana Carolina Araújo. “Esse Encontro foi maravilhoso e vou guardar a mensagem do quanto podemos fazer a diferença na vida do outro com gestos simples. Isso motiva nosso trabalho”, destacou a Ana.

Para a líder do comitê da Aviva, Ana Carolina Moreira, as palestras também são momentos importantes do Encontro pelo aprendizado proporcionado. “Esse encontro com todos os voluntários e as palestras que nos motivaram, trouxeram autoconhecimento, autoconfiança e o desejo de fazer cada vez mais para transformar a vida do próximo”, contou a líder.

Conheça os ganhadores do ‘Prêmio Alexandrino Garcia’

No Encontro de Voluntários também é momento de conhecer os comitês reconhecidos com o ‘Prêmio Alexandrino Garcia’. Nesta edição foram premiados os comitês que se destacaram esse ano em três categorias: Inspiração, Engajamento e Resultados.

Para a categoria ‘Inspiração’, os voluntários puderam inscrever projetos realizados por seus comitês para concorrer a premiação. Uma comissão avaliadora escolheu três iniciativas como finalistas e o público presente no Encontro de Voluntários votou para definir o ganhador. Entre os finalistas estavam os projetos +Saber, do comitê da Algar Telecom de Uberlândia (MG), que visa promover a alfabetização de adultos e idosos; Montanha Sem Limite, do comitê da Algar Telecom de Balneário Camboriú (SC), que treina deficientes visuais para a prática de montanhismo; e o Trend de Carreira, do comitê da Algar Telecom de Franca (SP), que promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais com jovens alunos de escolas públicas.

Dentre os finalistas, o projeto +Saber foi coroado como vencedor. Na categoria ‘Resultados’, o comitê da Algar Telecom de Uberlândia (MG) também foi premiado, e na categoria ‘Engajamento’, o comitê da Algar Telecom de Balneário Camboriú (SC) que levou o reconhecimento.

Os ganhadores levaram um troféu feito pela Movelaria Pacajá, que produz materiais com madeira de manejo florestal sustentável na Fazenda Pacajá em Portel (PA), de propriedade da Algar Farming. Além disso, assistentes virtuais ‘Alexa’, diárias em destinos da Aviva e uma viagem para a missão voluntária na África que acontecerá em parceria com o Fraternidade Sem Fronteiras em novembro de 2024, foram presentes para os vencedores.

A premiação é um momento muito aguardado pelos voluntários e já é uma tradição que o Instituto Algar possui para engajar e valorizar os participantes, como comenta o gestor de programas sociais do Instituto, Alexandre Mateus. “Nossos voluntários são dedicados e são os principais responsáveis pelas conquistas e resultados alcançados em nosso programa. Somente em 2023, foram mais de 50 mil beneficiados pelas ações realizadas e isso merece ser celebrado. A premiação é mais uma forma de comemorarmos, demonstrarmos nossa admiração e respeito pelo esforço dedicado e fomentar a colaboração entre os participantes”, conta Alexandre.

Evento Carbono Zero

Pelo segundo ano consecutivo, a emissão de carbono causada pelo Encontro de Voluntários foi compensada. Com o crédito de carbono, foi apoiado um projeto de redução de emissões de CO2 desenvolvido na Fazenda Pacajá que visa contribuir para a preservação da floresta Amazônica.

Momentos de diversão para voluntários

A celebração de resultados e a confraternização também são propósitos do Encontro de Voluntários e para garantir a diversão de quem participou do momento, o evento foi encerrado com um happy hour para brindar mais um ano de muitos impactos gerados pelo trabalho feito com o Programa de Voluntariado.

Além disso, em um espaço com um telefone, os voluntários podiam registrar e ouvir mensagens de acolhimento trocadas com os companheiros de programa. Os participantes também puderam fazer e levar para casa fotos com seus avatares feitos com inteligência artificial para guardar além da memória mais essa edição do Encontro de Voluntários.

A tarde especial é combustível para a atuação ao longo de todo o restante do ano, como comenta a colíder do comitê da Algar Telecom de Franca (SP), Roberta Milena. “O Encontro traz muitas vivências para o nosso dia a dia como voluntários. Isso faz com que a gente tenha energia até para atrair novos associados para nossa corrente do bem. E além disso, temos esse momento que a Algar nos proporciona para estarmos juntos e dividindo vivências”, finaliza Roberta.