Marketing de causa: entenda sobre o tema e conheça cases de sucesso

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Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto que as suas aquisições causam no meio ambiente e na sociedade. Assim, além de considerar preços e qualidade de produtos e serviços, também prezam pelas atitudes da marca que vão consumir. Diante disso, adotar estratégias, como o marketing de causa, são fundamentais para empresas que desejam se manter atrativas e relevantes para as novas gerações.

De acordo com um levantamento realizado pelo Ibope/Conecta, 62% dos consumidores estão dispostos a abandonar uma marca que já são fiéis por outra que apoia causas sociais de seu interesse. E 50% dos entrevistados no estudo indicam que estão dispostos a pagar a mais pelos produtos ou serviços de marcas que contribuem positivamente para o bem-estar coletivo.

Além de ser um diferencial competitivo, como indica a pesquisa, praticar o marketing de causa é uma maneira de concretizar a humanização da marca, e o negócio que o desenvolve de maneira efetiva só tem a ganhar. É preciso cuidado e responsabilidade em adotar essa estratégia, pois é essencial que as ações sejam genuínas. Afinal, explorar uma imagem caridosa que não condiz com a verdade da organização pode causar danos irreparáveis para a marca.

Neste conteúdo, entenda mais sobre o marketing de causa, a sua relevância para os negócios e conheça cases de sucesso de empresas parceiras do Instituto Algar na implementação da proposta.

A importância do marketing de causa

O marketing de causa consiste na estratégia de organizações promoverem esforços sociais e ambientais visando contribuir no meio e na comunidade que fazem parte. A prática é um caminho para criar uma imagem positiva no mercado, fortalecendo a marca e conquistando a fidelização do cliente.

Além de ser uma medida indispensável para empresas que querem se adaptar ao atual cenário de consumo, como já mencionamos, também é importante ressaltar que a prática do marketing de causa é uma maneira de implementar o ESG concretamente em negócios.

O ESG (Environmental, Social and Governance) é uma temática que tem ganhado importância nas corporações e diz respeito às atitudes de responsabilidade de uma marca em questões sociais, governamentais e ambientais.

Inclusive, adotar boas práticas ESG já é considerado um diferencial para empresas não só para atração de novos clientes, mas também para captar e reter talentos e engajar colaboradores. De acordo com um levantamento da Forbes, 83% dos profissionais em busca de emprego apontam que um fator importante para aceitar uma oferta de trabalho é a empresa possuir boas iniciativas ESG. Entre os que já estão empregados, 50% consideram que as práticas são importantes na hora de decidirem permanecer no trabalho atual.

Não ficam dúvidas de que se dedicar a tomar atitudes que promovam um impacto social positivo devem estar nos planos de qualquer negócio. Além de ser uma medida indispensável para marcas que querem continuar relevantes no mercado e atender às preferências dos consumidores, a prática do marketing de causa vai proporcionar vantagens valiosas para as empresas.

Benefícios do marketing de causa

Mais do que acompanhar uma tendência e se adaptar ao novo cenário de consumo responsável cada vez mais forte, adotar a estratégia de olhar para o social ainda vai garantir vantagens para os negócios, como:

– Fidelização de clientes: ao apoiar uma causa com os valores praticados pelo público-alvo do seu negócio, seus clientes vão se identificar ainda mais com a sua marca e com isso há mais chances de se tornarem consumidores fiéis;

– Aumento de vendas: clientes fiéis são mais propensos a fazer compras e com o aumento deste público, consequentemente também há o aumento de vendas e resultados do negócio;

– Atrair consumidores fiéis à causa: a prática também é uma oportunidade para que pessoas ligadas à causa apoiada pelo negócio conheçam a marca e se tornem consumidores por se identificarem com a empresa;

– Fortalecer a marca: apoiar uma causa com que os clientes do negócio se identifiquem é uma maneira de fortalecer a marca, algo que é essencial para atrair, reter clientes e garantir o crescimento da empresa;

– Compromisso com a sociedade: promover ações que apoiem o desenvolvimento da sociedade também será uma maneira de evidenciar o compromisso social da empresa.

Falando em benefícios do marketing de causa, vale também ressaltar que todos os envolvidos nas ações saem ganhando, e neste caso, na comunidade é percebido o impacto mais significativo. Afinal, o propósito da estratégia é justamente promover benefícios para a sociedade, como apoio na solução de problemas da região em que as ações sociais acontecem, preparação das pessoas para buscar novos objetivos e alcançar sua evolução, e até mesmo a melhora da autoestima dos beneficiados que muitas vezes se sentem à parte da sociedade.

Então, para se inspirar e entender como desenvolver o marketing de causa na prática, confira cases de sucesso de empresas parceiras do Instituto Algar que promovem impactos positivos com ações que fortalecem os programas sociais do Instituto.

Cases de sucesso de marketing de causa com o Instituto Algar

Os exemplos que trazemos são do Bar Toca da Coruja e da Pacajá Móveis que oferecem produtos sociais, ou seja, itens cuja venda gera doações para o Instituto, que direciona os recursos para fortalecer a oficina de reforço escolar promovida no programa Transforma.

A oficina é destinada para crianças e jovens de 6 a 17 anos que frequentam as Organizações Sociais parceiras do Instituto Algar, tendo como objetivo reforçar a base educacional e recuperar a defasagem escolar em matemática, português, literatura e habilidades para a vida. As aulas acontecem três vezes por semana nas organizações e são realizadas em parceria com o Instituto Alicerce.

Bar Toca da Coruja

O bar Toca da Coruja é localizado em Uberlândia (MG), e fica no bairro Granja Marileusa, local em que mensalmente é realizado o evento ‘Granja na Rua’. Nesta ação, são reunidos food trucks com opções de gastronomia, chopp artesanal, música ao vivo, feira de artesanato, entre outras atrações.

Um dos participantes do ‘Granja na Rua’ é o bar Toca da Coruja, que oferece diversas opções de petiscos, burguers e várias outras delícias de seu cardápio na ação. E a equipe do estabelecimento aproveitou um destes eventos para promover o marketing de causa com o oferecimento de um produto social. Na ocasião, todo o lucro da venda do seu hambúrguer ‘Coruja Buraqueira’ foi destinado para o Instituto Algar e consequentemente para o fortalecimento das oficinas de reforço escolar do programa Transforma.

Pacajá Móveis

A Pacajá Móveis é uma movelaria que produz peças com resíduo de manejo florestal da Amazônia. Localizada no estado do Pará, ela desenvolve produtos com materiais licenciados com design que respeita o natural. No portfólio da empresa, há uma luminária e uma bandeja que são produtos sociais com 100% do lucro das vendas revertido para as oficinas de reforço escolar do Instituto.

O impacto da iniciativa do Pacajá é significativo. Se a venda for do combo dos produtos, com uma bandeja e uma luminária, é possível que o Instituto financie 1 aluno no programa por mês. E a cada 12 itens sociais do Pacajá vendidos é possível ter a garantia da jornada de 9 meses de reforço escolar para um aluno.

Com a estratégia de oferecer produtos sociais, é despertada no cliente a sensação de que ao adquirir um item ele apoia indiretamente uma causa, mas seja qual for a ação executada, o importante é apostar no marketing de causa e gerar impactos positivos na sociedade.

Para colocar em prática uma iniciativa social e apoiar programas que transformam vidas através do esporte, voluntariado, cultura e educação, tenha o Instituto Algar como parceiro. Fale com a gente!